" O essencial é que lutes. Vida é luta. Vida sem luta é um mar morto no centro do organismo universal." (Machado de Assis)

terça-feira, 23 de agosto de 2011

GUIA DE ESTUDO- REINO ANIMALIA


O QUE É UM ANIMAL?
1- Caracterize os animais quanto à organização celular (tipo e número de células) e quanto à nutrição.
R.: Os animais são organismos eucarióticos, multicelulares com nutrição heterotrófica.
2-O que são animais diblásticos? E animais triblásticos? Exemplifique.
R.: Animais diblásticos são os que apresentam apenas dois folhetos germinativos: ectoderma e encoderma; são diblásticos apenas os animais do filo Cnidaria (corais, anêmonas-do-mar e águas- vivas). Os animais de todos os outros filos apresentam um terceiro folheto germinativo, o mesoderma, e por isso são chamados triblásticos. Os poríferos, por não apresentarem folhetos germinativos, não entram nessa classificação.
3- O que é celoma? Como os animais são classificados em relação a ele?
R.: Celoma é uma cavidade corporal completamente revestida por mesoderma. Os animais que a apresentam são chamados de celomados (anelídeos, moluscos, artrópodes, equinodermos e cordados). Alguns animais têm uma cavidade corporal apenas parcialmente revestida por mesoderma, chamada pseudoceloma; esses animais são pseudocelomaos (nematódeos). Animais triblásticos em que o corpo é maciço, sem cavidade corporal além da digestiva, são denominados acelomados (platelmintos).
4- O que são animais protostômios? E animais deuterostômios?
R.: Protostômios são animais em que o blastóporo dá origem á boca (moluscos, anelídeos e artrópodes). Deuterostômios são animais em que o blastóporo dá origem ao ânus (equinodermos e cordados)

TENDÊNCIAS EVOLUTIVAS NA ESTRUTURA CORPORAL DOS ANIMAIS.
5- O que é cefalização?
R.: Cefalização é a concentração de órgãos dos sentidos e de células nervosas na região anterior do corpo, definindo uma cabeça. Os principais filos cujos representantes apresentam cabeça bem diferenciada são os moluscos (caracóis, polvos, lulas etc.), os anelídeos (vermes poliquetos), artrópodes (insetos, crustáceos, aranhas e escorpiões) e cordados (vertebrados)
6- Qual seria uma possível vantagem do aparecimento de cavidades corporais como o pseudoceloma e o celoma?
R.: A presença de uma cavidade corporal interna, dentro da qual se movimentam e circulam líquidos, traz diversas vantagens ao animal. Entre outras coisas, facilita a distribuição de substâncias para as células e a eliminação de excretas. Outro papel importante desempenhado pelo celoma em muitos animais é a acomodação e a proteção de órgãos internos No interior da cavidade celômica, os órgãos podem crescer e movimentar-se com maior independência. Além dessas funções, a presença de uma cavidade corporal cheia de líquido dá sustentação ao animal, podendo funcionar como uma espécie de esqueleto.

TENDÊNCIAS EVOLUTIVAS NA FISIOLOGIA ANIMAL.
7- O que é respiração cutânea e que grupos de animais apresentam?
8- O que são excretas, ou excreções? Qual a principal substância excretada pelas células animais?
9- Quais são os principais tipos de substâncias excretadas pelos animais? Comente a relação entre o tipo de substância excretada e o ambiente em que vive o animal.

FILO PORIFERA (poríferos ou esponjas)
1- Caracterize os poríferos quanto ao hábitat e ao modo de vida.
2- O que significa dizer que os poríferos são animais filtradores?
3- Explique resumidamente a função desempenhada pelas seguintes células presentes nos poríferos: a) pinacócitos; b) porócitos; c) coanócitos; d) amebócitos; e) escleroblastos.
4- Como é a reprodução assexuada nos poríferos?
5- O que são gêmulas?
6- Com relação à reprodução sexuada dos poríferos, responda: a) As espécies são monóicas ou dióicas? b) A fecundação é externa ou interna? c) O desenvolvimento é direto ou indireto?

FILO CNIDARIA (cnidários ou celenterados)
1- Caracterize os cnidários quanto ao hábitat e modo de vida.
2- O que significa dizer qua os cnidários são aniamais diblásticos?
3- O que é mesogléia e qual a sua função?
4- O que significa dizer que a digestão dos cnidários é extra e intracelular?
5- Como é a reprodução assexuada nos cnidários?
6- Com relação à reprodução sexuada dos cnidários, responda: a) As espécies são monóicas ou dióicas? b) A fecundação é externa ou interna? c) O desenvolvimento é direto ou indireto?

FILO PLATYHELMINTHES (platelmintos ou vermes achatados)
1- Caracterize brevemente os platelmintos quanto a: a) simetria; b) folhetos germinativos; c) sistema digestório.
2- Caracterize brevemente cada uma das três classes de platelmintos, exemplificando-as.
3- Explique digestão extra e intracelular da planária.
4- Como é o sistema excretor das planárias?
5- Que tipo de sistema nervoso apresenta um platelminto como a planária?
6- Como se dão as trocas gasosas na planária?
7- Com relação às tênias, conceitue os seguintes termos:
a) escólex b) proglótides c) estrobilização
8- Com relação à reprodução sexuada das planárias, responda: a) Esses organismos são monóicos ou dióicos? b) Como é sua fecundação? c) O desenvolvimento é direto ou indireto?
9- Com relação à esquistossomose comum no Brasil, responda: a) Qual é o agente causador? b) Como se dá a infestação das pessoas? c) Quais são os sintomas da doença? d) Quais são as formas de se prevenir a infestação pelo verme causador?
10- Caracterize teníase e cisticercose.

FILO NEMATELMINTHES ( nematelmintos ou vermes cilíndricos) 

Um comentário: